Interessante

Faça crescer o seu negócio agrícola com marketing orientado para o cliente

Cortesia Michael Blann / Digital Vision / Thinkstock

Às vezes, uma ideia para aquele produto agrícola único e perfeito surge em sua cabeça e a única coisa que resta a fazer é encontrar o cliente para ele. No entanto, pode ser mais vantajoso para os resultados financeiros da sua fazenda encontrar primeiro a base de clientes e, em seguida, desenvolver um produto para atender às suas necessidades. Este conceito é denominado marketing de cadeia de valor.

Encontre um cliente
Encontrar uma base de clientes carente pode parecer difícil na sociedade atual, voltada para o consumidor, mas existem muitas oportunidades para sua fazenda. Em primeiro lugar, pergunte-se: o que os clientes em potencial precisam que não estão recebendo? Eles podem nem saber que têm uma necessidade, então cabe a você descobrir e chamar a atenção deles.

Por exemplo, eu cultivo uma horta personalizada para as necessidades específicas de restaurantes. A ideia surgiu de uma sessão de brainstorming onde tentei pensar em algo que nossa fazenda pudesse produzir e que pudesse ser comercializado para restaurantes. Identifiquei o cliente e, em seguida, foi minha tarefa restringir o que ele precisava.

Desenvolva Seu Produto
Em meu cenário de jardim de mercado, comecei conversando com proprietários de restaurantes locais e outros fazendeiros que abasteciam restaurantes de Nashville. Com base nessas conversas, concluí que os chefs queriam vegetais locais específicos em grandes quantidades em uma base confiável, mas estavam tendo dificuldade em fechar o estoque. Parecia que quase todo chef estava lutando para encontrar um suprimento consistente dos vegetais certos. Então pensei: por que não estabelecer um relacionamento com um restaurante, cultivar variedades e quantidades específicas de vegetais e saber que meu produto é essencialmente pré-vendido? E assim, a ideia de uma horta personalizada foi formada.

Esse mesmo processo pode ser aplicado em uma variedade de circunstâncias. Por exemplo, visite os mercados de agricultores locais e pergunte-se o que está faltando. Muitos dos mercados em nossa área carecem de ervas orgânicas, frescas e secas para especiarias. Além disso, um jardineiro de ervas pode criar produtos de beleza naturais, chás, vasos de plantas na primavera, etc.

Se você não consegue identificar um elemento que está faltando, pergunte aos compradores do mercado o que eles gostariam de encontrar. Localize e faça a mesma pergunta ao gerente de mercado. Todo gerente de mercado tem uma lista de desejos em execução em sua mente.

Converse com pessoas em sua comunidade. Descubra o que estão comprando online ou viajando longas distâncias para encontrar. As cidades menores muitas vezes não têm um mercado de alimentos naturais onde produtos locais e outros produtos locais estão disponíveis. Talvez você possa abrir uma pequena loja em sua fazenda com produtos produzidos nas fazendas e artesãos de sua área. A mudança para mega shoppings e complexos comerciais está desacelerando, e lojas pitorescas com produtos de alta qualidade estão recebendo muita atenção. Reunir tudo isso para atender às necessidades de sua comunidade pode ser uma experiência gratificante e também uma ótima maneira de comercializar seus próprios produtos.

Diversificar a distribuição
Com a mudança repentina de foco para produtos produzidos localmente, muitos itens estão em demanda, mas a oferta local ainda não atingiu a demanda. Os empreendedores locais têm a chance de preencher essas funções. Como um agricultor iniciante, uma infinidade de pontos de venda em potencial existem para levar seus produtos ao mercado: produção no atacado para supermercados e restaurantes, feiras livres, barracas de beira de estrada, vendas online, lojas de fazenda no local e a lista continua.

Depois de obter sucesso em um canal de distribuição, pode ser fácil ramificar para outros canais também. Se você tem uma loja de fazenda com produtos locais incríveis, combine-os com cestas de presentes corporativos ou empacote-os e envie-os para pessoas em todo o país. Se você começar um jardim de ervas para mercados de agricultores, considere vender ervas para mercearias também. Depois de identificar sua base de clientes original, não tenha medo de continuar seu crescimento expandindo-se para outras áreas.

Os agricultores iniciantes têm uma folha em branco e a liberdade de serem criativos. Observe os obstáculos que seus clientes estão enfrentando e crie uma solução. Ao resolver problemas, você está criando valor, o que pode tornar o marketing de seu produto uma brisa.

Sobre o autor: Sem experiência ou história familiar na agricultura, James Ray e sua esposa, Eileen, deixaram a carreira na via rápida da cidade de Nova York para começar a Little Seed Farm perto de Nashville, Tenn. Felizmente, nenhum dos dois foi rejeitado por seus pais.

Tags mercado dos fazendeiros

Assista o vídeo: Checklist do Investidor de SUCESSO. Como analisar uma empresa? (Agosto 2022).