Governo ainda negligencia a agricultura orgânica

No início deste mês, o Subcomitê Geral de Commodities Agrícolas e Gestão de Risco do Comitê de Agricultura da Câmara revisou a saúde financeira do setor agrícola da América, e não era sol e rosas.

“Com os preços das commodities significativamente mais baixos, a receita agrícola líquida diminuiu substancialmente nos últimos dois anos”, relatou o comitê em um comunicado à imprensa. “Isso afeta não apenas os agricultores e pecuaristas, mas também os revendedores de equipamentos agrícolas, fornecedores de insumos agrícolas, as principais empresas de rua e instituições de crédito locais - essencialmente toda a América rural”.

Vivendo na América rural referenciada aqui, não posso dizer que a mesma afirmação é verdadeira do ponto de vista do agricultor orgânico diversificado e não commodity. Um dia antes de ler a declaração do House Ag Committee, li um estudo dos pesquisadores da Washington State University David Crowder e John Reganold que descobriram que as práticas de cultivo orgânico têm maiores retornos financeiros e de sustentabilidade de longo prazo. Não é que eu conheça uma tonelada de fazendeiros orgânicos, não commodities nadando em dinheiro à la Scrooge McDuck - e agricultura orgânica, não commodities não é uma vida fácil de se ter - mas este modelo de negócio faz um pouco mais sentido para mim do que o convencional cultivo de commodities.

Troca desigual

Crowder e Reganold relatam que os agricultores orgânicos recebem de 29 a 32 por cento a mais do que os convencionais pelas mesmas safras. Eles reconhecem que os rendimentos da agricultura vegetal orgânica são menores do que a agricultura convencional - usando o valor de 18% menor - mas descobriram que o ponto de equilíbrio para a agricultura orgânica era de 5 a 7%. Os pesquisadores da WSU reconhecem que para a agricultura orgânica ser sustentável - isto é, para os agricultores quererem cultivar organicamente - ela também deve ser lucrativa. Eles acreditam que seu estudo é o primeiro a examinar a sustentabilidade econômica da agricultura orgânica versus convencional. Voltando aos procedimentos da audiência do Comitê Agr da Câmara - particularmente a descrição de um fazendeiro do estado da economia agrícola financeira como "precária" - espero que números como este chamem a atenção de alguns agricultores mais convencionais.

Durante a audiência, os palestrantes elogiaram o Farm Bill por fornecer gerenciamento de risco - isto é, subsídios e seguro - para os agricultores, com o Representante Rick Crawford (R-AR), o presidente do subcomitê, alegando uma redução de 43 por cento na fazenda líquida renda desde 2013. Caramba! No entanto, nem um único palestrante era um fazendeiro orgânico ou um fazendeiro que produzisse outra coisa que não fosse commodities. Esta não era uma imagem precisa de “país agrícola”, porque um segmento daqueles que também viviam lá foi claramente excluído.

Mais orgânico por vir

Com apenas 1 por cento das terras agrícolas em produção orgânica em todo o mundo, os pesquisadores da WSU veem um grande potencial para o crescimento orgânico futuro com um grande obstáculo: o período de transição de três anos entre o tratamento não orgânico de sua terra e a capacidade de certificá-la como orgânica. Nesse período, os agricultores devem usar métodos de cultivo aprovados pelo Programa Nacional de Orgânicos do USDA, mas não receberão o prêmio de alimentos orgânicos porque os alimentos dessa terra não podem ser certificados como orgânicos até três anos após o último tratamento de produção sintética. Crowder e Reganold sugerem a implementação de programas governamentais para ajudar os agricultores durante esse período de transição - talvez um pedaço daquela torta de Farm Bill de que os oradores do Comitê de Agricultura da Câmara tanto gostam.

Os pesquisadores da WSU apontam que os custos e benefícios ambientais da agricultura convencional versus orgânica não foram considerados em seu trabalho. “Os custos ambientais tendem a ser menores e os benefícios maiores na agricultura orgânica”, afirma o comunicado. Existem algumas coisas que não podem ter um valor em dólar atribuído a elas.

Tags agricultura orgânica

Assista o vídeo: O que é Agrofloresta? (Agosto 2022).